11 de septiembre de 2014

Informação, sustentabilidade e disponibilidade: o desafio da sociedade moderna

Gruta da Lagoa Azul - Bonito, MS - 2009 (Jhonei Braga)

A sociedade atual passa por um momento marcado pelo intenso uso da informação, de forma rápida e acessível, por meio da tecnologia e da comunicação. Outro ponto que pode ser levantado como característica desta sociedade é a preocupação,  já tardia, com a preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais renováveis ou não. Neste viés, encontra-se a importância, dentre várias, da informação ambiental nas tomadas de decisão para promover o equilíbrio entre  o desenvolvimento  urbano-territorial e a sustentabilidade. 

Desta maneira, o profissional da  informação  tem, além das funções clássicas da Ciência da Informação, mais especificamente da Biblioteconomia (tratamento técnico e disseminação da informação), a atribuição de permitir um maior empoderamento informacional do técnico especializado e envolvido nas atividades do meio ambiente, bem como, da sociedade como um todo. 

A abordagem da tríade temática informação-sustentabilidade-disponibilidade se faz, enormemente, pertinente e atual por causa do momento em que vive a sociedade moderna, marcada por necessidades tanto de novos olhares sobre o desenvolvimento de forma sustentável quanto de acesso rápido e confiável à informação ambiental, dentre outras. 

No hay comentarios.:

Publicar un comentario